quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dilatasti cor meum...


Ah! O sacrossanto poder da paciência...eu quero ter! Há dias em que é difícil, é uma batalha íntima. Agora entendo a minha querida Santa Teresa D´Ávila (alguém já leu? Ela é divinamente maga): a melhor coisa, advertia ela, é conhecer o castelo interior. Ah! Como eu queria chegar à sétima morada...total plenitude, comunhão, no stress, o face a face com o divino em mim. Quem sabe eu encontraria lá a paciência? Ali travaríamos um diálogo. E ela me esperaria e diria:


- "Oi! Estou aqui! Você me procura? Entre, fique à vontade, a casa é sua. Aqui tb reside a minha amiga Esperança. Esperança, essa é aquela que tenta lhe cultivar, lembra dela? Querida, essa é a VERDADEIRA Esperança". É claro que eu ficaria surpresa, no melhor estilo "cara de tacho", e diria:


- "Muito prazer! Então é na sétima morada que vocês se escondem? Mas por que se esconder?". Elas responderiam:


-"Não, na verdade não moramos aqui. Permeamos todas as outras moradas da alma. É que somos ofuscadas pelo obscurantismo, pelo racionalismo e, um sem número de vezes, pelo niilismo! Então, é difícil nos ver".


-"Então é preciso ser desarrazoado para vê-las na plenitude?", perguntaria estupefata, quase incrédula.


-"Não, não!". E ririam muito do meu espanto, com aquele riso zombeteiro de quem está por cima da situação:


-"Sabe o que é? Na sétima morada só abrimos a porta para quem conhece a senha: "Dilatasti cor meum, dilatasti cor meum".


Para bater à porta do castelo, dizem elas (e tb Teresa D´Ávila), é preciso orar...melhor, saber orar, porque isso dilata o coração para a verdadeira luz. Ai, ai, Madre querida, ajuda-me a encontrar a minha pedra filosofal? Ajuda-me a transmutá-la em ouro, no mais autêntico processo alquímico? Nem saí da fase nigredo, no entender de Jung. Ah! Tudo seria tão mais fácil se eu atingisse a fase albedo, a sétima morada da alma, alívio imediato, AION, plenitude. Ah! Como eu queria! Mas ai de mim, pobre mortal! Quero fazer parte do Olimpo, junto com Zeus, Apolo, Atenah, Diana, Afrodite...ah! Eu quero voar! Pra bem longe, posso? No melhor estilo "Voyage, Voyage", de Desireless: "Aux dessus des vieux volcans/Glisse des ailes sous les tapis du vent/Voyage, voyage/Eternellement"...ah! Je veux voler toujours...eternellement...et "Vole dans les hauteurs" ! E por falar em voar nas alturas, caí às duras na real. O telefone me chama.


Voltei. Tudo isso não seria o "Sonho de Ícaro"? Ceus! Telefone de novooooo! Voltei de novoooo. Acho que hoje me estenderei até meia-noite. Nãooooo! Telefone de novo! Haja fôlego pra falar tanto!


Continuando. Ah! Não quero acreditar que as minhas asas são de cera e que o sol irá derretê-las, não! Como disseram Cássia Eller e Nando Reis: "Não quero acreditar que vou gastar desse modo a vida/ Olhar pro sol só ver janela e cortina". Quero ver bem mais dessa vida. Quero ver a luz. Então, Madre, ensina-me a encontrar e transformar a minha pedra filosofal e a usar essa chave que abre as portas do castelo para galgar a sétima morada: o AION, o divino em mim. Quero o AION! Ensina-me esse estado de beatitude, ensina-me a volitar, a voar, a plainar e a percorrer os labirintos do self, a encontrar ânima-ânimus, ego, inconsciente pessoal e coletivo, a integrar a sombra e a achar os eixos de personalidade e a tipologia personalística do meu ser, de modo a integrá-los tb. Dilatasti cor meum, dilatasti cor meum, dilatasti cor meum!!!


Paciência, paciência, paciência...esperança, esperança, esperança. Dilatasti cor meum, dilatasti cor meum, dilatasti cor meum!!!



Procedamus in pace, in nomine Christi

Amen!

7 comentários:

  1. Oi, Keke!!! Seus delírios estão cada vez mais cativantes....ou melhor, delirantes!!! Qualquer hora vou ter que ler seus artigos com dicionário ao lado, sim porque agora escreve até em francês!?!
    A propósito, quando descobrir o caminho que leva ao conhecimento pleno de nosso ser, oriente-me por favor.. enquanto isso não acontece, continuamos na busca incessante de um viver melhor! Bjkitasssss

    ResponderExcluir
  2. Keke,adorei seus comentários! Trocadilhos hilários!
    Vc não lembra que essa música ("Voyage, Voyage") foi a propulsora de ter ido estudar francês? Vc não lembra que eu cantava essa música? Vivia com essa letra na cabeça! E fui estudar francês!
    Keke, o caminho para nos encontrarmos cada um é que vai trilhar com os seus próprios erros e acertos.
    Bzinhuzzzzzz!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida Amiga da eterna jornada!
    Exemplo de persistência e luta, agradeço a Deus por poder compartilhar da sua trajetória e aprender tanto com você. Este Blog é magnífico e de grande contribuição social. Bjs. Denise.

    ResponderExcluir
  4. De, minha amiga querida, amiga de estrelas outras, quem aprende com vc sou eu! Obrigada por ter me ensinado valores, pois isso só pode vir de pessoas valorosas como vc! Ah! Este blog ainda não é ainda uma contribuição social, é um mero instrumento subjetivo para quem tem que "aturar" as dores de artrose e vivenciar uma fila cirúrgica que parece não caminhar. Mas, futuramente, poderei me organizar para torná-lo verdadeiramente social. Por enquanto, é um meio de identificação com as pessoas que possuem essa patologia, sobretudo no quadril.
    Beijão imenso, carregado de carinho e saudade!!!

    ResponderExcluir
  5. Comentário dos meus amigos Armandinho, Patrícia e Filó:


    Estávamos lendo no seu blog , mais precisamente seu artigo " Ser Feliz " e encontramos muita coisa em comum . Assim veremos : somos espíritas , somos kardecistas , gostamos do Rio Grande do Sul ( fui gerado por lá ) , principalmente as Serras Gaúchas ( bem pompozo ser " cariúcha " ) , vamos também ao Lar Frei Luiz , gostamos de animais ( criamos cavalos e temos uma filhota poodle chamada Filó ) e o mais importante também somos bastante felizes ( apesar das muitas dificuldades no momento ) .
    Por tudo que você passou devido a artroplastia , tens encarado esse problema com bastante felicidade . Encare essa artroplastia como um grande ensinamento para você possa crescer e também servir como exemplo para seus entes queridos , seus amigos e também para nós . Não é fácil passar por tudo isso e também ter tempo para ser feliz .
    O " Velhinho lá no céu te deu essa prova porque você me parece ser uma pessoa bastante forte e determinada capaz de passar por toda essa provação , mas com bastante dignidade . Volto a falar que é um exemplo para todos nós .
    Gostaríamos de um dia conhecê-la , para podermos conversar sobre nossa doutrina , trocando informações e indicando alguns livros para podermos ler , etc . Sempre que puder pode nos escrever através do nosso e-mail e para nos comunicarmos .
    Foi um prazer conhecer sua lição de vida e continue assim , pois volto a dizer que você é um exemplo de pessoa a ser seguido por tudo que tem passado .

    Um grande abraço e que o " Velhinho " te abençoe sempre .

    Patricia , Armandinho e Filó também

    ResponderExcluir
  6. Alê
    Não consigo enxergar esses seus delírios. Quando lemos seus artigos ( Patricia, Filó e Eu ) vemos que vc tem uma grande dose de paciência, esperança, etc.,etc,etc... Pense que além de vc está nos mostrando tudo isso com que está passando na sua vida, vc consegue mostrar que és bastante feliz. Como disse que está melhorando , estamos esperando para que conheça esses serezinhos que conseguiu mudar as nossas vidas.Agradecemos pelo pouco tempo de papo e já somos considerados seus amigos . Para nós ,volto a dizer , como cariúcho:" Tu és um exemplo ". Continue assim sempre .

    ResponderExcluir
  7. Meus amigos "cariúchos", bah!!! Não me vejam como exemplo, de forma alguma!!! Como disse, sou "uma pobre mortal" tentando acertar, tentando ser feliz e iluminar a vida com alegria, ânimo, paciência e esperança...sempre! Sejam super bem vindos, viu? Beijo imenso, carregado de afeto!

    ResponderExcluir