quinta-feira, 1 de julho de 2010

A coxartrose, a artroplastia e eu!


Queridas Pessoinhas!




Hoje quero compartilhar um pouco sobre a coxoartrose que me sobreveio e que me levou à artroplastia total de quadril (colocação de prótese no quadril). A coxartrose é uma sequela da artrite, no meu caso motivada por uma fratura "tardia" em decorrência de um acidente.


Em 2007, passei a sentir muito a minha perna direita. Trabalhava muito e nem dei atenção à isso. Mas as dores continuavam e aumentavam de intensidade. Achava que era o cansaço. Um dia, ao chegar à casa, quase levei um tombo, pois a dor foi tanta que quase caí. A perna travou. Decidi procurar ajuda médica e já sabia qual seria o prognóstico: artroplastia de quadril.


Fui tratar da cirurgia. Muitos exames, descoberta de que a coluna estava completamente torta. Fui encaminha aos especialistas de coluna que deram o veredito: primeiro a cirurgia de quadril e, após um ano, reavaliação da coluna para uma possível cirurgia.


Bom, após a indicação de uma prótese importada, a qual não era autorizada pelos planos de saúde, e a iminência de uma batalha judicial para consegui-la, decidi procurar o Instituto Nacional de Trumatologia e Ortopedia (INTO) para dirimir dúvidas. Para quem não conhece, o INTO é um lugar de referência nacional em ossos. Portanto, o especialista que me atendesse seria alguém que saberia o que fazer.


Ao chegar ao INTO, fui encaminhada à triagem e o médico ficou algo surpreso ao ver o caso. Já não possuía cartilagem e era muito nova para tanta degradação, como ele mesmo disse. Na intenção de amenizar o clima, perguntou-me o que eu teria feito em outra encarnação, pois o caso era "grave" (SIC), embora ele mesmo dissesse que não acreditava em outras vidas. Disse também que não queria estar na pele do colega especialista em quadril, visto que a cirurgia não seria indicada na minha idade. Ao fim, depois de todo discurso "escatológico e pseudo amenizante", forneceu-me o encaminhamento. Bolas! Era disso que eu precisava!!!


Ao me dirigir ao guichê para marcar a consulta, fui atendida por um rapaz muito simpático, que me disse: "Bom, tem vaga pro Dr. Claudio Feitosa, pode ser?". Disse que sim, que estava bem, e agendou para a segunda-feira próxima. Assim, na segunda-feira seguinte, estava no INTO. Lá pelo fim da tarde fui chamada. Deparei-me com um médico que fazia anotações, cabisbaixo. Era o Dr. Claudio. Pensei: "Ai, mais um, Senhor!". Afinal, minha experiência com ortopedistas não era boa. Ao me ver, cumprimentou-me, bem como à minha mãe. Fez perguntas, e, talvez vendo-me um pouco tensa (desde 1998, a primeira vez que fui ao INTO, era tomada por um pavor terrível; parece até que "sabia" o que iria suceder), começou a brincar, indagando o porquê de não mais ter retornado ao INTO, se havia "fugido para a Índia" (não lembro ao certo o motivo da Índia). Tivera uma impressão totalmente errônea dele, pois revelou-se alguém humano, gentil, sensível, compreendendo a situação. Ficamos mais de uma hora conversando sobre a cirurgia e a vida no pós-cirúrgico. Ele me pôs a par de tudo, tudo, nos mínimos detalhes, como seria a prótese, tendo sido maravilhosamente bem esclarecida. Fui encaminhada para a temida fila de cirurgia. Digo temida, porque é quilométrica! Anos a fio.


Mas o pior estaria por vir. Em julho de 2009 as dores pioraram muito, juntamente com a coluna. Minha perna direita começava a travar e não conseguia mais andar direito. Consequentemente, afastei-me de todas as atividades laborativas. Posteriormente, passei a andar com o auxílio de muletas, as quais aliviavam o peso do corpo. Foram meses e meses de longa espera. Fazia fisioterapia, aliviava, mas logo depois as dores no quadril e na coluna voltavam. O pior: não havia remédio que aliviasse as dores no quadril, dado o grau de deterioração (para vocês terem idéia, os ossos da bacia batiam uns contra os outros sem o "amortecedor" cartilagem).


Mas, gente, o que é de mais amargo é o preconceito e a ignorância das pessoas. Nossa sociedade não sabe lidar com a diferença mesmo! Havia aqueles que me perguntavam se eu tinha força nos braços para escrever, ao que respondia gentilmente: "Sim, bem como tenho força para colocar a 'boca no mundo' contra o preconceito e a ignorância, se necessário". Pois é, gente, é em nome disso que também escrevo nesse blog: tenham sensibilidade para lidar com a diferença, mas nunca preconceito. Pretendo escrever detalhadamente sobre isso, já que é muito sério.


Enfim, foi chegada a hora da cirurgia. Pessoas, é uma sensação de alívio e de apreensão que convivem simultaneamente. Alívio pela possibilidade de fim das dores. Apreensão, porque uma cirurgia é uma cirurgia, ainda mais com a característica de alta complexidade como a artroplastia. Tive que transfusionar dois dias depois! Vou falar sobre essa sensação na próxima mensagem, alertando para a importância de se doar sangue, a qual é uma questão ultra mega importante.


Enfim, hoje estou "engatinhando" na convivência com a prótese. Mas eu quero agradecer em primeiro lugar a Deus e à espiritualidade pelas múltiplas possibilidades que me auxiliaram a descobrir; à família, minha irmã querida Keke (AMO VOCÊ!), mãe (que além de mãe é enfermeira, fisioterapeuta), pai, cunhado, avós, destacando as Peruas Favoritas primas Débora (te amo, Perua!) e Bia (que no seu entender puro me fez sentir "do bem"); Denise, D. Dalva, Deise, amigas de todas as horas e de outras vidas...AMO VOCÊS; tia Su, Vevê, Tetella, tios Nelson e Marlene; primas e amigas Verinha, Lydia, Maria Luiza; Liana e Sr. Pettengil; Noemi, Thalita; aos amigos de todas as horas do CTI (o meu agradecimento sincero, com todo afeto!!!); às "psicos", companheiras de "infortúnio", dividiram tantas dores e alegrias ao longo de tantos anos de labuta; às amigas do serviço social, com quem estabeleci trocentos diálogos diários ao longo de todos esses anos de convívio (vocês sabem o significado de um trabalho interdisciplinar....um luxo na rede pública de saúde!); à turma do Frei Luiz, incansável nessa batalha comigo; ao Dr. Claudio Feitosa, extremamente humano e sensível, fez-me entender que a vida segue o seu curso normal, a despeito das restrições que a prótese impõe; Larissa Jansen, "Fênix sob corpo humano", guerreira, incansável nesse batalha para amenizar o sofrimento daqueles que padecem na fila por um transplante ósseo; a todos, todos (não gosto de colocar as coisas nominalmente, porque a gente sempre esquece alguém, mas se vc se sentiu assim, esquecido, saiba que lhe sou grata tb e que Deus lhe abençoe sempre!).


AMIGOS, MUUUUUUITO GRATAAAAAA!!!



Beijos estalados!!!


Alê

16 comentários:

  1. OI Alê q bom q pude caminhar com sua história pelo seu blog, apesar da distância sinto saudades de todos, que bom q tudo correu bem e agora vem a etapa da adaptação. BJKss minhas, do marcus e do Enzo

    ResponderExcluir
  2. Amiga Maíra, agradeço pela sua amizade e compenheirismo sempre! Muito bom ter vocês por aqui, viu? Beijo imenso para você e Marquito e um estaladão nas bochechas do Enzo que está um fofo! Valeu, miga!

    ResponderExcluir
  3. Minha amada Keke, difícil escrever sobre aqueles dias... a angústia em vê-la tão frágil, tão pequenina... Estive ao seu lado em muitos momentos, durante a cirurgia, na transfusão, na primeira fisioterapia, mas digo orgulhosa que fui eu a primeira pessoa que vi você colocar seus pés no chão pela primeira vez após "renascida", e como isso foi esperado!!! Que sensação estranha... um misto de ansiedade, medo e muita fragilidade. Você passou por tudo e venceu! Essa é a MINHA IRMÃ, pequenina por fora, mas muito forte por dentro!!! TE AMOOOOOOOOO DEMAIS!!!! Estamos juntas para o que der e vier!!!!!!!!!!!!!!! Você é o meu orgulho, é minha referência... minha preciosa e tão adorada Keke... VOCÊ É AMADA NA TERRA E NO CÉU!!!

    ResponderExcluir
  4. Keke, chorei de emoção. Vc não sabe o que significa para mim. TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!! Ter você como irmã é realmente uma dádiva, um presente encarnatório. Olhar para você traduz-se num grande alívio e alento para tanta coisa! Beijo imenso e amo você!!!

    ResponderExcluir
  5. Querida, Amada Prima:

    Que bom, agradeço por ter vc na minha vida, ou melhor, nas nossas.
    Vc, é um Pedaço do Céu,é TUDO de Bom! É uma pessoa repleta de Luz,de Amor; com o mais puro dos sentimentos. E minhas filhas, meus doces te admiram e sentem o mais puro dos sentimentos, o AMOR. Esse sentimento, que são poucos os que sentem, os que não sabem nem o que é "isso"!!!
    Vc, minha querida é um "ser" puro, carismático, amigo e com uma alma repleta de luz, de energias positivas. É por isso, que temos a mesma sintonia, o mesmo sentimento.
    Queremos que vc continue com essa energia, essa força e que vc cresça cada vez mais e mais espiritualmente, materialmente; seja como for; mas vc merece!!!
    Te Amamos Muitooo!
    Vários beijos,beijinhos e muita PAZ!

    ResponderExcluir
  6. PERUAAAAAA!!! Você me emociona, viu? A única coisa que posso dizer (aliás, repetir) é: AMO VOCÊS DE VERDADE!!! Bjos mil!

    ResponderExcluir
  7. Oi prima....sangue do meu sangue junior...kkk

    Mt lindo o seu blog.....emocionante e mt realista.
    Prima....infelizmente as circunstancias não me permitiram ajudar mt fisicamente, mas tenha a certeza de que vibrei e vibro mt em preces e intercessões por vc. Desejo, de todo o meu coração, como desejaria para um filho meu, que vc fique plenamente restabelecida, livre de todo esse sofrimento, que serviu para vc crescer mt, mas tenho certeza de que não foi em vão....tudo tem um motivo de ser e acontecer. Bjs mil e vamos em frente, cada dia melhor.
    Sua fé é digna de exemplo para muitos.

    ResponderExcluir
  8. Minha "Pima Bebel"...kkkkkk!!!

    Quem disse que vc não me ajudou fisicamente? O que fazem as vibrações no corpo astral, etérico e, consequentemente, no físico? Claro que me ajudou e muuuuuuuuitoooo!!! Nunca esqueço da ajuda que vc me deu quando ingressei no Frei Luiz para tratamento. E no que deu tudo isso? Sou a prova viva.
    Ah1 Não me veja como "exemplo de fé". Isso somos todos, minha prima, todos, todos, todos, viu? Desejo que minha fé se aproxime do grão de mostarda, como dizia o Mestre Jesus. E cada dia trabalho isso da melhor forma, aprendendo com os nossos amigos espirituais, graças a Deus! Beijo imenso para você e saiba que lhe amo!

    ResponderExcluir
  9. Olá Alê,

    ler o seu depoimento sobre a cirugia e saber que vc saiu bem dessa, me dá um alívio, pois estou fazendo os exames, porém o médico já adiantou que seja mto provável a necessidade de uma artroplastia. Vc me deixou mais tranquila e ao mesmo tempo temerosa... mas se for preciso o que vou fazer...
    Já salvei o endereço do seu blog, pois vou precisar da sua ajuda pra encarar isso de boa e até para me servir de exemplo: existe vida após uma cirurgia desta!
    Bjnhos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Karin! Não se atemorize, porque este ñ é o objetivo deste blog nem da artro. Meu caso já era "tragédia anunciada" e chegou num ponto extremo que, acredito, ñ seja o seu. Vai com fé, muita fé, muito pensamento positivo que td dará certo, tenho a certeza. Converse bastante com o seu médico. Eu já retornei ao trabalho, faço musculação, vida que segue (graças a Deus!).
    Pode salvar o endereço deste blog e tomara que lhe transmita esperança, como um dia eu tive e ñ me arrependo. Estamos aqui pro q der e vier.
    Bjos,
    Alê

    ResponderExcluir
  11. Achei seu blog sem querer e vou te dizer uma coisa vc não esta sózinha, em 2 anos fiz artrodese da coluna lombar da l1 a s1, artroplastia total quadril esquerdo, artoscopia quadril direito, não resolveu então á um mes atrás fiz artroplastia total quadril direito,no meu raiox pareço uma antena de TV, ainda estou em recuperação, não sei ainda o que vai dar, melhorei, sim melhorei , mas ainda tenho muitas dores, passei por momentos bem dificieis, principalmente na cirurgia de coluna, ainda estou em recuperação tenho um longo caminho pela frente. Assim como vc tb escrevi um blog pra trocar figurinhas, esclarecer dúvidas, da uma força,é sempre bom conversar com quem passa o mesmo que a gente.A melhor coisa que possuimos é a vida então vamos seguir em frente. Desejo tudo de bom pra vc, parabéns pelo blog e muuuiiita saúde.....

    ResponderExcluir
  12. Olá! É sempre muito bom receber notícias de quem passou pelo mesmo "vale de lágrimas"!!! Olha, eu ainda ñ estou livre da cirurgia de coluna. Agora, descobri um tumor ósseo em meu quadril esquerdo e estou cuidando do joelho, porque tb estou com problemas nele, dada a sobrecarga sobre esta perna. Enfim, vida que segue e segue com muita beleza!
    Ah!Quero ver o seu blog para que possamos trocar figurinhas e ajudar àqueles que passam pelo mesmo que nós.
    Beijo imenso e saúde sempre!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Alê.Pelo amor de Deus sem "vale de lágrimas"...rs...Pq tb não adianta chorar não vai resolver nada.Espero, sinceramente que não precise passar por outras cirúrgias, se quizer dar uma passadinha no blog será um prazer.
    www.novos-passos.blogspot.com
    Enquanto isso vamos trocando figurinhas
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  14. Pois é, não sei vc, mas eu chorei muito por taaaaantas dores; literalmente doía e mordia uma toalha pra ñ gritar ao colocar o pé no chão, já que não tinha mais cartilagem do quadril. Por isso, pra mim, foi um "vale de lágrimas" sim, até pq fiquei mais de dois anos aguardando a atroplastia.

    Bjos,
    Alê

    ResponderExcluir
  15. Tenho certeza que vc sofreu e chorou muito,n me entenda mal, ta esquecendo que eu tb passei por isso,jamais faria pouco caso da sua dor e sofrimento,nem de vc e nem de ninguém, foi só uma brincadeira pra descontrair..Fique em paz e desculpe pelo mal entendido.

    ResponderExcluir
  16. Não interpretei mal, não! Apenas me expliquei, nada disso! Ficamos na paz e na divulgação dos bolgs, sem problemas! Bjão!

    ResponderExcluir