quinta-feira, 1 de julho de 2010

Doação de sangue


Amigos!


Sim, essa sou eu mesma após a minha transfusão. Eu minha amiga Gabi, companheira de enfermaria.
Tornei-me partidária da campanha: DOEM SANGUE!

Eu mesma necessitei de transfusão e me senti renascer após a mesma. Como descrevi anteriormente, passei por uma artroplastia. Essa cirurgia, por si só, demanda bastante sangue, sobretudo quando é realizada no quadril (meu caso). O banco de sangue "treme" quando tem a ciência que tais cirurgias vão ocorrer. Para se ter uma idéia da gravidade da questão, quando fui me internar, tive que esperar das 9:00 às 16:30, no maior estresse, para que o banco de sangue do INTO informasse se teria estoque para a minha cirurgia ou não. A situação no HEMORIO não era boa, no sentido de que o estoque estava baixo. Consequentemente, os estoques nos hospitais estavam baixos.

Gente, vocês não imaginam o estresse que é. Já não tinha mais posição na cadeira, já havia passado por todos os procedimentos de internação, doida para operar, só consegui ter a liberação às 16:30 (desde às 9:00!!!). Subi cansada e estressada (e já havia levado doadores graças à minha irmã e ao meu cunhado!). Rezei fervorosamente! E Deus e a espiritualidade ouviram e viram o meu desespero! Via pessoas que tinham ido para a internação e foram comunicadas que não haveria sangue suficiente para a cirurgia. Imagina isso acontecer? Agora, imagina isso acontecer com você, meu caríssimo leitor. Se você está sentindo dor quer logo sanar, não é? Agora pense naqueles que estão na fila há meses e anos para terem as suas dores sanadas e chegar na hora retornarem, porque o estoque não dará para as suas cirurgias? Humilhante, não é? Por isso, pessoas, DOEM SANGUE!!!

Sangue salva vidas. Vou relatar a minha própria experiência. No dia seguinte à cirurgia, sentia vertigem ao levantar (porque me levantei logo no primeiro dia, recusando-me a tomar banho no leito! Queria ir ao chuveiro e ao banheiro, ainda que na cadeira higiênica!). Essa experiência vou descrever em outro tópico. Enfim, mais tarde, após o banho, fui empalidecendo cada vez mais (segundo as pessoas eos profissionais). Às 19:oo recebi a ligação de minha prima Débora e mal conseguia falar. Após, recebi a ligação de minha mãe e tb mal conseguia balbuciar algo. Não tinha fome, somente torpor e frio, muito frio. Dormi desde às 19:30 até às 8:00 do dia seguinte. Ao pedir para me levantar não tinha força. Estava, aos olhos dos profissionais, cada vez mais pálida e não tinha veia tamanha era a fraqueza. Meu quadro geral caíra assustadoramente. Enfim, o clínico foi me avaliar e, ao ver o meu hemograma coletado na madrugada, levou um susto: 22 de hematócrito (quando o normal em mulheres é 35)! Foi aí que veio a transfusão. O impressionante é que na metade da primeira bolsa (ele indicou duas, mas pedi para tomar uma e ele reavaliaria se seria necessária a outra) eu havia recobrado a cor (estava uma cera viva) e me sentia mais disposta. Parecia que recobrava a mim mesma e estava mais atenta aos que as pessoas diziam ao meu redor. Sentia-me eu mesma, renascendo, era impressionante! Consegui até comer um pouco!
Antes da transfusão, estava em estado febril e pressão 9X6. Após a primeira bolsa, minha temperatura voltou à 36º e minha P.A. 11X7. Pelo início da manhã, o laboratório coletou novo sangue e os hematócritos subiram "drasticamente". Assim, fui liberada para a alta clínica (estava ansiosíssima, visto que o ortopedista e o fisioterapeuta me deram alta), na condição de continuar tomando o remédio à base de ferro durante três meses. Faço-o "religiosamente" para combater a anemia. Graças ao sangue de alguém abençoado, estou viva para contar essa história para vocês e pedir a cada um: DOE SANGUE! Não custa nada e salva vidas! Basta dirigir-se ao HEMORIO. Mas, antes, entre no site de tal instituição (e veja quais as condições para a doação de sangue. Doar é um ato de amor. Por isso, você que é uma pessoa caridosa e atende aos padrões estabelecidos pelo HEMORIO, doe sangue! É um ato de vida!

2 comentários:

  1. Alê

    Parabéns pela vitória conseguida e mais ainda por relatar isso para outras pessoas, eu infelizmente não posso doar sangue, tenho menos de 50kg. Magrela mesmo hahaha
    Mas tenha certeza que torço pela sua recuperação. Logo logo voltará para seus afazeres,.... melhor dizendo voltará para uma nova vida!
    Deixa a vida de do pra lá, agora é só felicidade!
    BEijosssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Noremi, querida! Muito obrigada pelos seus comentários e pela sensibilidade. Sofro do mesmo problema que você, isto é, a falta de peso para doação de sangue...rsrs.
    Mas, olha, não dá para deixar a dor pra lá. É preciso ajudar àqueles que ainda "morrem de medo" de enfrentar o momento difícil. Eu acredito nisso e falar sobre isso com toda leveza (se é que é possível).

    beijão e muito obrigada!

    ResponderExcluir